Soluções técnicas de precisão
Aplicamos a solução ideal para atender sua empresa com eficiência, confiabilidade e profissionalismo.
O que é NR13?
É uma norma regulamentadora, emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego – MTE do Brasil – que estabelece requisitos mínimos para a gestão da integridade de caldeiras a vapor, vasos de pressão e suas tubulações de interligação nos aspectos relacionados à instalação, operação e manutenção, visando segurança e saúde dos trabalhadores.
Por que deve ser totalmente atendida pelas indústrias?
O risco de ocorrerem acidentes graves envolvendo vasos de pressão reduz consideravelmente, pois a integridade e a operabilidade dos equipamentos ficam adequadamente mantidas.
Em inspeções do MTE, a indústria não corre o risco de ser penalizada ou mesmo interditada pelo não cumprimento da norma.
Se apesar de tudo houver um acidente, a indústria está totalmente amparada pela lei.
NR 13 ATENDIDA
1 - Diagnóstico:
- Avaliação da indústria para identificar os vasos de pressão e suas condições perante a NR13, como: documentação, placa de identificação, saídas e iluminação de emergência, dispositivos de segurança, etc.
- É um documento direcionador: identifica as necessidades de atuação, prioriza as ações, define o investimento a ser feito e é base para a elaboração do plano de investimento para adequar a indústria à NR13.
2 -Definição e documentação dos vasos de pressão
- Avaliação de todos os equipamentos para determinar quais são os vasos de pressão existentes, a pressão de trabalho, classe de líquido e o produto PV. Para os vasos de pressão deve ser providenciada a inspeção e documentação legal.
3 - Definição de cenários e cálculo de dispositivos de segurança
- Estudo de cenários de operação e pressão, dimensionamento e definição da posição de dispositivos de segurança.
4 - Implantação dos dispositivos de segurança
- Projeto detalhado de instalação para os dispositivos de segurança, compra e instalação.
5 - Implantação dos outros itens da NR13
- Projeto detalhado de instalação dos outros itens (identificação, manômetro, iluminação, acesso, etc.) e instalação.
6 - Manutenção
- Planejar e executar manutenção, inspeção e atualização de prontuário nos vasos existentes e inserir novos vasos.
ANÁLISE PARA NR13
A Análise Fundamento para NR13 é um método desenvolvido pela equipe Fundamento com o objetivo de promover o gerenciamento da NR13 nas unidades industriais, utilizando várias ferramentas de análise existentes, dentre elas o Hazop (de estudo de cenários) e a técnica GUT (de classificação de risco).
1 - Diagnóstico NR13
- Identifica as não conformidades para todos os itens da NR13 (documentos, dispositivos, manômetros, iluminação, etc.). Direciona um plano diretor para adequação à norma, a ser elaborado pela unidade, com possível orientação da Fundamento.
2 - Elaboração de documentação
- Elabora os fluxogramas de processo (P&ID), identificando os vasos de pressão e suas interligações. É a base para estudar os cenários e dimensionar os dispositivos de segurança.
3 - Estudos de cenário e dimensionamento dos dispositivos de segurança
- Estuda os cenários de pressurização dos vasos e emite o relatório de análise NR13, contendo em um documento único as justificativas para a instalação de todos os dispositivos de segurança, as posições de instalação, o dimensionamento e o status de instalação. Possui recomendações e sugestões a serem providenciadas pela indústria.
4 - Detalhamento da implantação
- Elabora os desenhos detalhados das modificações a serem feitas na unidade para atendimento à NR13, tanto de dispositivos quanto outros itens.
5 - Diagnóstico de manutenção
- Atualiza periodicamente o diagnóstico e o relatório de análise NR13: quando houver implantação ou desativação de vaso ou quando recomendações ou sugestões forem implantadas. Planeja, também, calibrações e inspeções para os próximos 12 meses.
- Mantém o material e as informações adequados para ser apresentados em caso de inspeção do MTE.
POR QUE FAZER A ANÁLISE PARA NR13?
- A análise dos cenários da indústria e o dimensionamento dos dispositivos de segurança serão feitos por profissionais especializados e com grande experiência no assunto.
- A instalação dos dispositivos de segurança fica mais racional e econômica
- O material técnico é didático, de fácil entendimento por profissionais que não trabalham diretamente na unidade, como fiscais, inspetores e novos funcionários
- Todo o material que justifica a posição e o dimensionamento de cada dispositivo de segurança fica concentrado em um único documento, evitando perda de informações e facilitando sua apresentação quando necessário
- O grau de comprometimento e a segurança da unidade em relação ao cumprimento da NR13 ficam claros e evidentes