A Fundamento é hoje referência nacional em serviços de avaliação de risco e planejamento de adequações de unidades industriais às normas NR-12. A metodologia que utilizamos em campo, com o mapeamento de toda a indústria com QR codes, permite a elaboração de laudos e inventários completos, e toda a documentação gerada fica disponível em uma biblioteca online: a DoQR, que também serve como um organizador virtual de documentos de segurança de cada equipamento da indústria.
Nossa metodologia de trabalho consiste nos seguintes passos:
1. Avaliação básica dos riscos prementes e situações evidentes:
– Visita de avaliação física.
– Mapeamento com QR codes de todos os equipamentos da unidade a serem diagnosticados.
– Elaboração de relatório fotográfico com proposta de ações e desenhos de referência.
– Elaboração do inventário e diagnóstico das NRs.
– Aplicação de checklists detalhados dos itens das normas, e de estudos de Hazop.
– Verificação dos documentos que as normas exigem.
– Verificação de evidências administrativas que suportam o atendimento às normas.
– Avaliação do risco atual da indústria.
– Classificação das não conformidades por grau de risco.
– Definição das ações a serem tomadas.
– Listagem de todas as ações para solucionar as não conformidades.
– Definição dos sistemas de segurança (elétricos).
– Elaboração de desenhos de referência e específicos, para alteração física.
– Listagem dos documentos a serem providenciados .
2. Planejamento da implantação:
– Indicação das ações a serem tomadas para solução de todas as não conformidades.
– Especificação de equipamentos e materiais.
– Estimativa de investimento por ação.
– Escalonamento das ações no tempo (cronograma), otimizando redução de risco e minimização de investimento.
– Elaboração do cronograma de redução do risco.
3. Implantação:
– Disponibilização online, via plataforma DoQR, de toda a documentação gerada.
– Acompanhamento técnico da execução das ações.
– Confecção e implantação de documentos e procedimentos.
– Confecção e implantação de dispositivos e sistemas de segurança.
– Treinamento nos documentos e procedimentos.
– Avaliação da evolução.
4. Manutenção, atualização e DoQR:
– Verificação anual da evolução dos trabalhos e do cronograma.
– Atualização do planejamento inicial.
– Gerenciamento da biblioteca DoQR, que irá ser alimentado no dia a dia operacional pela própria unidade com fotos, vídeos, laudos, relatórios de manutenção e quaisquer outros documentos inerentes à segurança de cada equipamento.