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Diagóstico de Risco e adequação NR-12

A Fundamento é hoje referência nacional em serviços de avaliação de risco e planejamento de adequações de unidades industriais às normas NR-12. A metodologia que utilizamos em campo, com o mapeamento de toda a indústria com QR codes, permite a elaboração de laudos e inventários completos, e toda a documentação gerada fica disponível em uma biblioteca online: a DoQR, que também serve como um organizador virtual de documentos de segurança de cada equipamento da indústria.

Nossa metodologia de trabalho consiste nos seguintes passos:

1. Avaliação básica dos riscos prementes e situações evidentes:

–      Visita de avaliação física.

–      Mapeamento com QR codes de todos os equipamentos da unidade a serem diagnosticados.

–      Elaboração de relatório fotográfico com proposta de ações e  desenhos de referência.

–      Elaboração do inventário e diagnóstico das NRs.

–      Aplicação de checklists detalhados dos itens das normas, e de estudos de Hazop.

–      Verificação dos documentos que as normas exigem.

–      Verificação de evidências administrativas que suportam o atendimento às normas.

–      Avaliação do risco atual da indústria.

–      Classificação das não conformidades por grau de risco.

–      Definição das ações a serem tomadas.

–      Listagem de todas as ações para solucionar as não conformidades.

–      Definição dos sistemas de segurança (elétricos).

–      Elaboração de desenhos de referência e específicos, para alteração física.

–      Listagem dos documentos a serem providenciados .

2. Planejamento da implantação:

–      Indicação das ações a serem tomadas para solução de todas as não conformidades.

–      Especificação de equipamentos e materiais.

–      Estimativa de investimento por ação.

–      Escalonamento das ações no tempo (cronograma), otimizando redução de risco e minimização de investimento.

–      Elaboração do cronograma de redução do risco.

3. Implantação:

–      Disponibilização online, via plataforma DoQR, de toda a documentação gerada.

–      Acompanhamento técnico da execução das ações.

–      Confecção e implantação de documentos e procedimentos.

–      Confecção e implantação de dispositivos e sistemas de segurança.

–      Treinamento nos documentos e procedimentos.

–      Avaliação da evolução.

4. Manutenção, atualização e DoQR:

–      Verificação anual da evolução dos trabalhos e do cronograma.

–      Atualização do planejamento inicial.

–      Gerenciamento da biblioteca DoQR, que irá ser alimentado no dia a dia operacional pela própria unidade com fotos, vídeos, laudos, relatórios de manutenção e quaisquer outros documentos inerentes à segurança de cada equipamento.